NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO ESTOICO HUMANISTA
Marco Ramalho
Parapsicólogo
21 99925 5555
Estuda fenômenos que parecem transcender as leis da natureza, tais como a telepatia, a premonição, a psicocinese etc.
Parapsicologia é dedicada à investigação de fenômenos paranormais e psíquicos. Seu propósito é a pesquisa de telepatia, precognição, retrocognição, clarividência, telecinesia, projeção da consciência, experiências de quase morte, reencarnação, mediunidade e outras reivindicações paranormais e sobrenaturais.
O termo parapsicologia foi criado em 1889 por Max Dessoir e adotado na década de 1930 por Joseph Banks Rhine para substituir os termos "metapsíquica" e "pesquisa psíquica".
A posição da parapsicologia como ciência é contestada e usada como exemplo de paradigma pseudocientífico. Após mais de um século de investigações, não foram obtidos resultados suportados pelo método científico, mas pesquisas com meta-análise sugerem ainda campo a ser explorado. A Parapsychological Association, criada em 1959, apesar das críticas, participa da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Definição e abrangência
A Parapsicologia estuda uma série de fenômenos ditos paranormais, incluindo os seguintes aspectos:
• A hipótese da existência de uma forma de obtenção de informações (comunicação) que prescinda da utilização dos sentidos humanos conhecidos (percepção extrassensorial), tais como telepatia, clarividência e precognição.
• A hipótese da existência de uma forma de ação física sobre o meio físico em que não seriam utilizados qualquer mediadores ou agentes (músculos ou forças físicas) conhecidos, como a telecinese.
• Os fenômenos associados a memória extra-cerebral (retrocognição) como a experiência de quase-morte, projeção da consciência, mediunidade etc.
História
• A Parapsicologia (inicialmente designada como "Pesquisa Psíquica") surgiu sistematicamente no último quarto do século XIX, altamente relacionada com o então grande crescimento recente dos movimentos Moderno Espiritualismo e Mesmerismo, quando em 1882 foi fundada em Londres a Society for Psychical Research (Sociedade de Pesquisa Psíquica) com a proposta de apresentar "uma tentativa organizada e sistemática de investigar o grande grupo de fenômenos controversos designados por termos como mesmérico, psíquico e espiritualista" e com a associação de diversos membros acadêmicos proeminentes. Isto incluía acadêmicos da Universidade de Cambridge, tais como o filósofo Henry Sidgwick e o ensaísta Frederic W. H. Myers. Além desses, a SPR também contava com os físicos Sir William Fletcher Barrett e Balfour Stewart e o político KG Arthur Balfour, que mais tarde se tornou primeiro-ministro. Nas primeiras décadas seguintes, diversos intelectuais de renome mundial se tornaram presidentes da SPR, incluindo como exemplos o psicólogo e filósofo americano William James, o químico e físico inglês Sir William Crookes, o físico inglês Sir Oliver Lodge, o astrônomo francês Camille Flammarion, o Nobel em Medicina francês Charles Richet e o Nobel em Literatura francês Henri Bergson.
A SPR logo se tornou o modelo para as sociedades similares em outros países europeus e nos Estados Unidos, tanto que William James, junto ao astrônomo Simon Newcomb e outros cientistas, fundaram em 1885 a American Society for Psychical Research (Sociedade Americana de Pesquisa Psíquica), organização a qual também se associaram muitos intelectuais renomados.
Na década de 40, J.B. Rhine, da Universidade Duke, realizou experimentos sobre percepção extrasensorial em 50 crianças que estudavam numa escola para nativos norte-americanos. O estudo, recentemente descoberto, foi considerado uma afronta à dignidade das crianças.
A PARASICOLOGIA NO BRASIL
Óscar González-Quevedo Bruzón, mais conhecido como Padre Quevedo (Madrid, 15 de dezembro de 1930 — Belo Horizonte, 9 de janeiro de 2019), foi um padre jesuíta de origem espanhola naturalizado brasileiro desde 1960. Foi professor universitário de Parapsicologia na UNISAL e do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP) até o ano de 2012, quando se aposentou. No CLAP, onde era diretor, realizou estudos, difusão e pesquisa no campo da Parapsicologia e da Psicologia. É considerado um dos maiores expoentes do mundo nessa área, tendo 5 carreiras acadêmicas. É licenciado em Humanidades Clássicas, Filosofia e Psicologia na Universidade Pontifícia de Comillas na Espanha; doutor em Teologia formado na Faculdade de Nossa Senhora de Assunção em São Paulo, além de ter pós-graduação e doutorado em Parapsicologia. Por seus trabalhos foi distinguido com Diploma de Gratidão e Medalha de Ouro da cidade de São Paulo, outorgado pela Câmara Municipal. Bem como, recebeu Diploma de Honra do IX Congresso Internacional de Parapsicologia de Milão, além de ser distinguido especialmente com um voto expresso e unânime de agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho, pelos participantes no I Congresso Internacional de Psicotrônica (Parapsicologia aplicada) realizado em Praga, na República Checa.
Autor de 17 livros, muitos dos quais traduzidos para outras línguas, sendo os mais famosos: A Face Oculta da Mente, As Forças Físicas da Mente e Antes que os Demônios Voltem, seus livros já foram considerados por membros da Society for Psychical Research de Londres e a International Foundation of Parapsychology de Nova York, como a melhor coleção de obras de Parapsicologia do mundo.
Foi também membro de honra do Instituto de Investigações Parapsicológicas de Córdoba, bem como membro de honra de diversas instituições em países como EUA, Espanha, Portugal, Japão, México, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, entre outros. Também deteve o título de "Master Magician" (Metamágico), que lhe fez ser um dos cinco mestres em ilusionismo e mágica do mundo.
Além do espanhol e português, lia e falava fluentemente latim, grego, hebraico, inglês, francês, aramaico e italiano, podendo recitar de cor, em latim, toda a Bíblia.
Com um sotaque carregado e sempre polêmico, ficou famoso pelo bordão: "Isso non ecziste!", renegando posicionamentos supersticiosos de religiosos e ditos paranormais que afirmavam que podiam realizar milagres através de intervenção do além, sendo tais práticas consideradas e demonstradas ao longo do tempo pelo padre como ilusionismo, charlatanismo e curandeirismo. Para Quevedo uma intervenção supranatural do além para o aquém são raríssimas e podem ser realizadas exclusivamente por Deus.
Suas ações de expor fenômenos muitas vezes tidos como inexplicáveis e desmascarar farsantes lhe renderam fama, a qual o levou a inúmeros programas de televisão como Fantástico, Programa do Jô, Programa do Ratinho, Agora é Tarde, SuperPop, Tribuna Independente, Sem Censura, Programa Livre, De Frente com Gabi, O Estranho Mundo de Zé do Caixão, Programa Silvia Poppovic, QG Podcast, entre diversos outros, além de programas da TV argentina, espanhola e portuguesa, para explicar cientificamente a origem de diversos fenômenos tidos como sobrenaturais. Demonstrava que na maioria dos casos, os mesmos se tratavam de truques de ilusionismo ou raramente eventos parapsicológicos que podiam ser explicados à luz da ciência. Seu sucesso lhe garantiu uma série na Rede Globo, dentro do programa Fantástico, chamado de "Padre Quevedo — O Caçador de Enigmas" que foi ao ar aos domingos entre 02 de janeiro e 05 de maio de 2000, no qual desvendava truques e fenômenos paranormais, refutando o que era falso e esclarecendo o que era verdadeiro. A audiência do programa atingia picos de 42 pontos.
Vocação
Ao estudar Humanidades Clássicas na Universidade Pontifícia de Comillas na Espanha, descobriu sua vocação religiosa, posteriormente formou-se em Filosofia e Psicologia na Universidade de Santander e decidiu ir para um seminário jesuíta. Nesse tempo aprofundou seus estudos sobre o “além”, particularmente sobre magia e ilusionismo e acabou se tornando conhecido no campus da faculdade.
Brasil
O então reitor da Faculdade de Filosofia, Padre Vicente González, conhecendo o interesse de Quevedo pelo ocultismo, recomendou que o mesmo viesse para o Brasil, um campo fértil para pesquisadores do sobrenatural, visto a forte superstição da cultura popular. Quevedo desembarcou no Rio de Janeiro e foi para um seminário em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde residiu por 3 anos e em 1961 foi ordenado padre após estudar Teologia no Colégio. Naturalizado brasileiro, passou a afirmar de maneira orgulhosa que se considerava mais brasileiro do que os próprios brasileiros nascidos no Brasil, porque estes últimos não tiveram a opção de nascer ou não no Brasil, mas ele teria optado em querer ser brasileiro, e brincava dizendo que por não ser perfeito ainda tinha tido 29 anos como espanhol.
A PARAPSICOLOGIA NOS DIAS ATUAIS
Muitos casos de origem psicobioneurológica, são tratados com medicamentos, que mais tarde trarão mais mal do que benefícios (o estômago é o primeiro, sempre, a sofrer, por motivos óbvios), pois, principalmente, de umas décadas para cá o interesse capitalista retirou dos médicos a missão de curar, para manter seus pacientes, aparentemente saudáveis, mas nas mãos de todos os envolvidos, através das bigpharms!
Na grande maioria dos casos, os males são causados pelo funcionamento doente entre mente e cérebro, com consequências orgânicas, sendo expostos através das anomalias psicofísicas!
Cientificamente, por quem trata a ciência de modo sério, já se chegou à conclusão que tudo começa no mundo não visível, que embora não o percebamos, através dos cinco sentidos, eles atuam, e, fortemente, desencadeando uma série de distúrbios de ordem, psicoemocionais.
É, aí, que a PARAPSICOLOGIA entra de forma mais ampla, na captura da raiz causal, como forma terapêutica mais eficaz e seriamente comprometida em devolver ao paciente a sua consciência poderosa de autocura!
Quanto mais rápido o paciente se libera do terapeuta, maior foi o sucesso das consultas !!!
Exemplos de problemas que são tratados, dentre outros tantos:
Insônia; pensamentos negativos constantes; dificuldades, acima do normal, para superar dificuldades; dificuldade para relaxar, diante de ambiente confuso; irritabilidade sem motivo aparente; incredulidade; pensamentos tóxicos e tudo que se desdobra, a partir destas questões.
Email: parapsicologomarcoramalho@gmail.com
Fone: +55 21 99925 5555
Skype - marcoramalho2
Todos os direitos reservados a Marco Ramalho
Criação Lugan Soluções Web